8 Aparelho aos 27 - a primeira semana

Olá, meninaas!! Voltei, sobrevivi à primeira semana com aparelho e vim contar como foi. Acho isso útil pra quem vai colocar também, porque a gente sempre sabe que é chato, que dói etc, mas nunca estamos preparadas para como é realmente! Minha irmã usou quando era adolescente e eu nunca liguei muito, hoje sei como ela sofreu! :p



Bom, recapitulando, coloquei o aparelho na sexta passada (22.06 - veja o post aqui), e logo no dia seguinte teve festa junina aqui em casa, ou seja, passei muita vontade! Comi apenas vatapá, que é cremoso (não consegui mastigar o camarão) e pudim. Hoje, 7 dias depois, já estou me acostumando. Vamos aos detalhes:
Os dentes ficam bem sensíveis, parece que estão moles, doloridos, é impossível mastigar qualquer coisa. Também doeu pra passar o fio dental, só consegui no 5º dia. Não precisei tomar remédio. Depois de uns 4 ou 5 dias vai melhorando, hoje só uns 3 dentes estão doendo, os outros já estão bem melhor.

Cera ortodôntica
A boca fica machucada por dentro, não tem jeito. Tento usar sempre aquela cerinha (parece uma vela, só que mais molinha) colando em cima dos ferrinhos pra proteger as bochechas, ajuda muito! Afta ainda não tive.
A parte mais complicada! Tanto porque eu não consegui mastigar nada, quanto por causa da limpeza, qualquer coisa que você come, ela vai parar entre os braquets e ferrinhos. Fora os movimentos que você faz ao mastigar, mesmo que seja um alimento molinho como macarrão, pode machucar a boca e ir cortando ou arranhando, o que pode fazer você ter de comer com a boca aberta. Ou seja, BEM complicado comer junto com outras pessoas. (Almoço todo dia sozinha bem isoladinha na sala assistindo Law & Order). O que também limita muito o cardápio é o fato da borrachinha transparente manchar muito fácil, então comidas como feijão, molho de tomate, café, coca-cola e achocolatado deixam elas amareladas. (Escolha borrachinhas coloridas!)
Parte chata também, porque agora demoro o triplo do tempo pra escovar os dentes, depois passar fio dental. Pra passar o fio a gente usa um objeto de plástico que parece uma agulha, passamos o fio por dentro dele, depois por dentro do ferro e aí sim entre os dentes. E detalhe, eu só consegui passar o fio dental no 6º dia, quando os dentes ficaram menos doloridos.

Tem até vídeos no youtube ensinando a usar o fio dental!
Os meus ficaram muito ressecados, com pelinhas soltabdo, um horror!! Sorte que bem nessa época chegou o meu Carmex que tinha comprado há meses, e ele fez milagres!! Logo no primeiro dia minha boca já ficou hidratada e saudável de novo. Não fico mais sem...
Comi basicamente: purê de batata, purê de batata com cenoura, batata assada (viva as batatas!!), sopa de feijão (que foi uma ideia ruim porque ela mancha as borrachinhas transparentes), mingau de aveia, mingau de farinha láctea, iogurte, vitamina, bolacha maizena derretida no leite, chocolate branco, bolo de aniversário. No 6º dia consegui mastigar um penne com molho branco. O que não consegui comer de jeito nenhum: pão, carne, pepino, torrada, arroz, feijão (porque mancha).

Ainda não me pesei mas acho que emagreci 1 ou 2 kilos. Além de não conseguir mastigar direito ainda, só de pensar em comer e ter que correr pro banheiro e passar 10 min limpando o aparelho, dá um desânimo! Me acostumei a comer pouco, a ficar sem pão, e quanto à carne, eu já tinha parado de comer uns 2 meses antes, então não tô sentindo tanta falta.

8 comentários:

Unknown disse...

Nossa, sabia que causava um certo incomodo , mas não tanto assim !
mas vale super a pena mesmo !
bjos ;*
laisborgess.blogspot.com

Danielli Duarte disse...

Oi Bethânia,

Nunca precisei de aparelho mas, conheço muita gente que usou e imagino o quanto é sofrido. Minha melhor amiga começou usando aos 18 anos e sofre hein.
Mas no final todas elas amaram o novo sorriso!
Beijo.

www.euvouderimel.blogspot.com.br

Emanuelly Cristina. disse...

Poxa, que sofrimento, estou pensando na minha pessoa quando colocar o aparelho, deve ser horrivel mesmo, voce querer comer uma coisa e não poder porque doi e pela questão da limpeza, se eu que já sou magra, vou ficar um palito mesmo. kkkk. Beijos.

http://theglamourf.blogspot.com

Unknown disse...

ai que trabalha
mas se é pra ficar com o sorriso nos trinques, vale a pena né
acho que não aguentaria, odeio comida molenguinha ou pastosa sabe

Beijos linda, espero que a dor passe logo e que venha só alegria!
Tenha um ótimo final de semana!
http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Eu uso , já faz quase um ano por ai , sofrii muuuuito dores e cortes na boca , sei bem como é , eu coloquei quando tinha 19 anos,mas na minha ultima consulta a dentista falou q já posso tirar a parte de cima UHUL 0/ to super feliz,mes que vem já tiro, Boa sorte amor ! Seguindo seu blog , amei aqui , me visita ? Bjos !!
http://www.facebook.com/mundinhofashiion

Flavinha disse...

Eu coloquei mes passado... com 32 anos. Coloquei de porcelana, com o fio branco e as borrachinhas transparentes. So que dependendo do que come as borrachinhas ficam amareladas, parecia que tava sujo, achei meio nojento. Ai pedi pra ele trocar pela branca. Parece que deu certo. Hora do almoço é tenso. Fico preocupada se tem alguma coisa no aparelho (e sempre tem). To comendo bem menos pq fico com preguiça de pensar em qto tempo vou levar pra escovar depois. E nao consigo comer coisas mais duras ou crocantes mais. Doi mto! E parece que o dente fica mole mesmo, é mto esquisito...

Unknown disse...

Coloquei há um mês... Queria saber se essa sensação de dentes moles passa, e se durante o tratamento vou conseguir comer churrasco (huuuummmmm). Perto de casa tem uma churrascaria que fica me fazendo figa, e eu já emagreci 4Kg. Os dentes que mais ficaram doloridos foram os vizinhos daqueles com a banda (anel). Posso ter esperança de que não sentirei essas dores por todo o tratamento?

Blogger disse...

Ever wanted to get free Twitter Re-tweets?
Did you know you can get these ON AUTO-PILOT AND TOTALLY FOR FREE by registering on You Like Hits?

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger